Vida e Saúde

Afinal, para que serve o ácido fólico?

Não faltam estudos sobre os efeitos do folato, também conhecido como ácido fólico ou vitamina B9, no organismo. Entre os mais recentes, está um trabalho conduzido por pesquisadores do Méxicoe dos Estados Unidos, publicado na revista científica Cancer Research. Eles afirmam que esse micronutriente protege o pulmão contra o câncer mesmo no caso de fumantes. Outra pesquisa, do International Medical Cneter of Japan, em Tóquio, aponta a substânica como redutora do risco de depressão em homens. Para a farmacêutica bioquímica Helena Godoy, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, é preciso tomar cuidado com a interpretação dos resultados. “Por enquanto, são apenas hipóteses”, pondera. A especialista acredita, no entanto, que mesmo assim há bons motivos para apostar na vitamina.

“Ela participa de reações químicas importantes e ajuda, sim, a prevenir contra doenças relacionadas a processos oxidativos, inclusive alguns tipos de câncer”, afirma.

Essencial para gestantes

Quando o assunto é ácido fólico, o primeiro benefício que vem á mente é a prevenção da malformação do feto.

Para não deixar dúvidas, saiba que sua importância no desenvolvimento do bebê é consenso e está acima de qualquer suspeita.

AS MELHORES FONTES

Confira, no ranking abaixo, quais alimentos fornecem doses generosas de vitamina B9.

1º SHIMEJI – 1 xícara (794 mcg)

2º BRÓCOLIS – 2 flores (568 mcg)

3º TOMATE – 1 unidade (249 mcg)

4º ESPINAFRE CRU – 2 xícaras (239 mcg)

5º FEIJÃO-PRETO – 1 concha (119 mcg)

6º RÚCULA CRUA – 2 xícaras (100 mcg)

7º COUVE CRUA – 3 colheres (70 mcg)

Lembrando que o nosso organismo necessita de 400 MICROGAMAS de ÁCIDO FÓLICO. Vegetais crus e os orgânicos são os que concentram a substância em maior quantidade.

You may also like